
A Páscoa acontece no quarto mês do Cristianismo, no dia 17 de abril. O Ramadam acontece no nono mês do Islamismo: começou dia 2 de abril e vai até 2 de maio. Pessach acontece em Nissan, no primeiro mês do Judaísmo e vai dos dias 15 ao 23 de abril.
Os três eventos dialogam com a primeira lua cheia do equinócio.
Mas o que estes três eventos das três religiões monoteístas e que coexistem no mesmo tempo e espaço do calendário têm a nos revelar?
Os três nos falam da liberdade e do ‘religare’ (comunhão) que se traduzem na capacidade de renovação da fé, caridade, fraternidade, assim como valores familiares e comunitários.
A liberdade no sentido de fazer a escolha de se refinar diariamente e de usufruir de todo o próprio potencial. E o religare no sentido de se conectar ao que há de mais divino da natureza humana.
Nesse tempo de Páscoa, Ramadam e Pessach, o Catálogo de Tradutores deseja que todos os anseios de liberdade e religare sejam feitos com diversidade,
inclusão, empatia, solidariedade e respeito por todas as religiões e seres presentes no planeta Terra que, assim como nós, merecem desfrutar da beleza e do desafio de viver com senso de responsabilidade no presente e de visão sustentável do futuro.
Feliz Páscoa!
Ramadan Mubarak!
Chag Pessach Sameach!
Texto: Jacqueline moreno, integrante do CAT (Catálogo Premium de Tradutores)
Seja o primeiro a comentar