Sejamos Todes Amazônidas

FOSPA 2022: X Fórum Social Pan-Amazônico

Pensem em um evento gigantesco com encontros acontecendo de forma digital e presencial durante três dias, de 29 a 31 de Julho?

Assim foi o X Fórum Social Pan-Amazônico em Belém , Brasil.

A Humana Tradução e Comunicação foi a empresa contratada para coordenar inúmeros diálogos internacionais que aconteceram paralelamente com mudanças repentinas de horários e outros desafios mais. Uma equipe grande de intérpretes simultâneos presenciais e remotos nos idiomas inglês, francês, espanhol e português deu conta do recado, graças a rede de cooperação criada por @sandro.ruggeri.dulcet , intérprete fundador da Humana.

A causa Pan-Amazônica é além de nobre e justa, urgentíssima. Os povos indígenas, originários e comunidades tradicionais precisam ser fortalecidos e protegidos. A luta secular precisa continuar contra o colonialismo, o capitalismo voraz, o racismo, o patriarcado, o extrativismo e tantas outras estruturas assimétricas e violenta.

Como um braço do Fórum Social Mundial, o FOSPA atingiu mais uma vez o seu objetivo de articular povos e movimentos sociais de diferentes países em torno de questões econômicas, sociais e ambiental relacionados a região Amazônica, como também de combater o autoritarismo e destruição ambiental da Amazônia e defender os povos nas selvas, rios, campos e cidades.

Toda a equipe aprendeu muito com a resiliência dos participantes. As vozes traduzidas em em diversas linguagens culturais, vão continuar ecoando e semeando novas possibilidade de Bem Viver e respeito a Natureza como Sujeito de Direito, como já acontece na Nova Zelândia e quem sabe um dia o Brasil.
Como diz a líder Maori neozelandesa que tive a sorte de traduzir, “ Já é tempo de ver o mundo natural ser visto como uma Entidade com status e necessidade de ser cuidado e respeitado”

Gratidão Humana. Foi um prazer fazer parte da equipe! Vamos aos próximos Bons E-Ventos!
Vamos espalhar benefícios juntes!

Jacqueline Moreno
Informações sobre o FOSPA: www.fospabelem.com.br/pt_br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*