Segunda Pelas Vidas Negras – Sejamos todes Antirracistas!

Começar a semana falando de novo sobre o racismo estrutural de cada dia é uma tarefa ardilosa que precisa ter, cada vez mais, pessoas “brancas” engrossando as fileiras juntamente com as pessoas negras que sofrem na alma, a dor do preconceito e ódio gratuito.

No último sábado dia 30 de julho, Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, sofreram ataque racista de uma mulher em um restaurante em Portugal. Segundo informações do jornal português O Público e do jornal Brasileiro Estadão, a criminosa foi presa, mas já está solta.

“Em entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo, no último domingo, 31, Giovanna e Bruno relembraram a situação, que também aconteceu com uma família de turistas angolanos, e refletiram sobre a dificuldade de pessoas pretas se defenderem de pessoas brancas.

“Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair com a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio”, observou Giovanna.
Bruno concordou, questionando o que teria acontecido se o casal fosse preto. Além disso, ele saiu em defesa da atriz, destacando: “Minha mulher não agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor”.
Emocionada, ela disse ser muito cruel pensar que Titi e Bless, que têm 9 e 7 anos, respectivamente, já tenham que ser fortes. “Que eles já precisam ser preparados para combater o racismo, sendo que com 9 e 7 anos são duas crianças que teriam que estar vivendo sem pensar em absolutamente nada”.

Não podemos banalizar a atitude criminosa e racista desta mulher e de nenhuma criatura que se diz humana. As próximas gerações dependem da nossa força e coesão social e cidadã para ter um planeta para conviver tendo em vista o colapso climático gigantesco que estamos lutando para reverter. Hora de usar de todos os nossos artefatos comunicacionais, educacionais e morais para deixar descendentes melhores para o planeta!

Vidas negras importam! Racismo é crime!
Vamos espalhar benefícios juntes!
Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*