Inteligência Coletiva e Expansão do Centro Coerência

Sugestão de livro “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman
Sugestão de livro “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman

Sugestão de livro “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman,

Aprecio muito a frase presente no livro “Rápido, Devagar, duas formas de pensar” do escritor Daniel Kahneman, psicólogo e ganhador do Prêmio Nobel da Economia em 2002: “podemos estar cegos para o óbvio e cegos também para a nossa cegueira”. O poder de síntese dessa sentença demonstra o grau de distração e mesmo de convicção quando se transmite e se recebe informações sem filtros de verificação.

Boatos e notícias falsas (fake news) são umas dessas formas de cegueira, muitas vezes motivados pelas crenças baseadas em evidência alguma. As mensagens irresponsáveis são “viralizadas” em larga escala e nem sempre as pessoas alcançadas terão acesso a verdade, mas sim a pós-verdade fundamentada em mentiras ditas repetidas vezes. O nazismo e o fascismo são frutos venenosos dessa erva daninha, assim como o extremismo, negacionaismo, terraplanismo, terrorismo, racismo, fanatismo, machismo e tantas perversidades e anomalias comportamentais altamente deletérias ao bem comum.

O pensamento crítico é o fiel da balança da acuidade. A ótica da racionalidade e sensatez nos obriga a checar, investigar, questionar, “pensar o pensar” tendo a competência cognitiva a serviço do processo de conscientização. Não temos mais tempo para encenar o papel de vítimas das circunstâncias ao delegar a terceiros o nosso destino com a desculpa de que não tínhamos conhecimento. Problemas como o aquecimento global, Amazônia, democracia, garimpo ilegal, genocídios, pesticidas e tantos outros, são nossos. E é esse o posicionamento de investidores nacionais e internacionais quando desistem de alocar recursos em países que não protegem seu patrimônio ambiental, principalmente.

Clique aqui para acessar a resenha do livro

A gente merece a vida inteira

Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*