Inteligência Coletiva & 6 Dicas de Pensamento Crítico (Critical Thinking) contra Notícias Falsas (Fake News)

Inteligência Coletiva & 6 Dicas de Pensamento Crítico
Inteligência Coletiva & 6 Dicas de Pensamento Crítico

O mundo cibernético é formado por redes e também por arapucas. Redes são fundamentais para criar conexões edificantes, realizar trabalho e expandir o nosso conhecimento. Arapucas são altamente deletérias porque limitam o nosso raciocínio e sequestram o nosso entendimento amplo sobre a realidade dos fatos. Pergunta:

Quantas vezes já passamos adiante fake news (notícias falsas) sem nos dar conta? Toda vez que isso acontece, é porque faltou pensamento crítico para analisar o conteúdo e realmente fazer uma pergunta direta ao ponto: “será que isso é verdade?”

É importante a gente refletir sobre os nossos atos de “passar adiante”, principalmente quando estamos construindo um ambiente de inteligência coletiva, onde cada um de nós somos parte do todo e somamos com a nossa competência e experiência de vida.

Vamos então às nossas 6 dicas:

1.      Investigação: verificar a fonte, se ela realmente disse isso e em que canal de notícia e se o canal é confiável e não só um canal de confirmação das nossas “crenças”. Notícias verdadeiras são baseadas em fatos e não em conveniências que melhor confortam e comprovam os nossos “achismos”, sensações e impressões.

2.      Curiosidade: A notícia está sendo propagada em outros sites e jornais? Importante ter esse senso de ouvir outras “vozes”, a fim de saber se o conteúdo é de fato, verdadeiro.

3.      Inconformismo: importante perceber se há o contraditório na notícia, ou seja, se há outro lado da história. Mentiras ditas várias vezes não podem virar verdades pelo nosso intermédio, principalmente. Não sejamos canais de nagacionismos, teorias da conspiração, basfêmias e difamações.

4.      Observação: leia a notícia até o final a fim de verificar se há uma conclusão que defina caminho de novas pesquisas. Não se contente com o que te parece “já esperado”. As notícias falsas são misturadas com meia-verdade. Por isso precisamos aguçar nossos sentidos.

5.      Temporalidade: é preciso verificar se a notícia mesmo verdadeira, é atual. O mundo está muito rápido e o que dissemos ontem pode ser confrontado com o que falamos hoje, podendo haver mudança de posição. Quem nunca? E quando se trata de notícias, em 20 segundos, tudo pode mudar.

6.      Responsabilidade: Sejamos responsáveis pelas mudanças que queremos ver no mundo como disse Mahatma Gandhi. É crime contra a honra disseminar notícias falsas. Na dúvida, não passe adiante.

A gente merece a vida inteira!

Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*