Tradução Simultânea Remota: NaVEGAH com OMS, FIOCRUZ,Ministério da Saúde e Mundo Ekoá é preciso

Lições Aprendidas com a Pandemia do Covid 19

Pense em uma experiência desafiadora com o alto nível de exigência e excelência por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), aliada à agilidade digital do Mundo Ekoá  ao criar espaços digitais interativos para milhares de participantes do globo? Assim foi  a Cúpula WHO Global Evidence to Policy (E2P) Summit que contou com o apoio da FioCruz e do Ministério da Saúde.

Durante três dias ( 15 a 17 de novembro)  traduzimos  os idiomas português, francês e espanhol (equipe Vegah) , russo e árabe I equipe OMS). Angela Merkel (chanceler da Alemaha) Tedros Adhanm, (diretor geral da OMS), Michelle Bachelet (alta comissária de direitos humana da ONU), Soumya Swaminathan (cientista chefe da OMS) e Ban Ki-moon ( 8º secretário geral ONU) foram os palestrantes que deram as boas vindas na cerimônia de abertura.

Cientistas, pesquisadores, educadores, ministros e ministras da saúde e formuladores de políticas públicas e representantes da sociedade civil de vários países reiteraram a importância das evidências como catalisador para mudanças políticas e sociais visando uma saúde global mais justa, resiliente e sustentável. O fórum WHO E2P Summit destacou a importância da mídia na divulgação das informações corretas e no combate a desinformação e notícias falsas (fake news). O propósito é estimular novas colaborações em todo o ecossistema de evidências e juntos explorar caminhos para fortalecer as capacidades dos países resilientes a crises e estimular o progresso,  alcançar as metas de triplo bilhão da OMS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A pandemia COVID-19 deixa como legado as lições aprendidas dos passos que precisam ser dados e também evitados.  Uma delas exerceu o papel determinante para o sucesso das medidas sanitárias protetivas e adesão à vacinação:  a confiança aliada à transparência. As estruturas de governança dedicadas para a tradução ágil do conhecimento, muitas vezes desempenhavam um papel fundamental para promover o uso das melhores evidências disponíveis para uma tomada de decisão ágil e oportuna

A Cúpula é organizada pela Rede de Políticas Informadas por Evidências da OMS (EVIPNet), líder global em capacitar os países a colocar evidências acionáveis nas mãos dos usuários. Com sua rede global e comunidade de prática, as equipes nacionais da EVIPNet têm executado iniciativas de tradução de conhecimento com sucesso em mais de 50 países.

Em nome da Vegah Soluções em Comunicações Internacionais, eu agradeço à equipe do Mundo Ekoá pela oportunidade. Foi um rico aprendizado trabalhar com a equipe técnica do Ministério da Saúde e da OMS.  Por sinal, aprendemos muito com o alto nível de profissionalismo de Sharad Agarwal, diretora de comunicações da OMS. Como dizemos em inglês, foi um grande breakthrough (avanço) na nossa trajetória profissional.

Confira a nossa equipe Vegah de intérpretes:

Inglês: Jacqueline Moreno, Meg Batalha e Priscila Ganter

Espanhol: Mariela Sztrum e Patricia Flores

Francês: Adriana Vieira, Heloisa Martins e Jaqueline Queyroi


Intérpretes OMS:

Árabe: Amira 

Russo: Nat

Equipe Ministério da Saúde: Isabela Porto Toledo  e Roberta Borges

Equipe Ekoá: Luana Cayres,  Isabela Côelho e Cezarm Manes


Vamos aos próximos favoráveis E-Ventos! NaVEGAH com vocês é preciso!

Gratidão!

A gente merece a vida inteira!

 

Jacqueline Moreno

Links relacionados:

www.who.int

www.who.int/initiatives/evidence-informed-policy-network

www.e2psummit2021.org

mundoekoa.com

portal.fiocruz.br

www.gov.br/saude/pt-br

5 Comentários em Tradução Simultânea Remota: NaVEGAH com OMS, FIOCRUZ,Ministério da Saúde e Mundo Ekoá é preciso

  1. Que máximo, Jaque! Vc merece! Keep on navegahndo rumo ao sucesso profissional cada vez maior! Conte comigo sempre que precisar! Estes anos de pandemia para nossa profissão foram espetaculares! Um evento engatado no outro. Graças a Deus! Meu próximo e talvez último de 21, será 11/12! Bjs saudosos!

  2. Parabéns Jackie, você merece navegahr rumo a cada vez mais sucesso! Profissional séria, competente e comprometida. Conte comigo sempre que quiser! Esta pandemia para o nosso trabalho e a comodidade de não ter que se deslocar, foi sensacional! Engatei um evento atrás do outro. Acho que o último de 21 será 11/12! 🙏🏼🙌🏼! Sucesso e saudades! 😘😘

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*