
Sejamos Todos Antirracistas & Preconceito Tem Cura
Emocionante! Essa é a melhor definição para traduzir o Curso de Comunicação Autêntica (CCA)com Carolina Nalon, tendo como convidada especial, a psicóloga Silvia Silva. O ponto central foi a empatia colocada em prática.
Quando o assunto é racismo estrutural sistêmico, o que estamos fazendo com o nosso privilégio branco para impulsionar a causa e reduzir cada vez mais o abismo social existente? Dizer que não tem preconceito e que trata todo mundo igual, não responde a pergunta.
Temos que fazer muita mais a fim de tornar realidade, o artigo 3 da Constituição da República do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Algumas lições aprendidas durante a aula:
1. Empregar pessoas negras, principalmente mulheres. Com a pandemia, elas são as que mais sofrem de desemprego e violência doméstica.
2. Denunciar notícias e publicações racistas e preconceituosas.
3. Divulgar ações afirmativas e boas práticas de igualdade.
4. Contratar serviços e comprar artigos de pessoas negras a fim de fortalecer a rede de cooperação.
5. Sentir incômodo por saber que a população negra é a maioria no país, o que torna o Brasil a maior nação negra fora da África e que a ausência de pessoas negras em espaços de poder deve ser algo visto como algo inaceitável e chocante.
6. Vamos nos responsabilizar sendo agentes de mudanças.
Que tal criarmos e publicarmos com frequência nas nossas redes sociais, conteúdos antirracistas a favor da diversidade e inclusão? Assim intensificamos o tráfego nas redes e o assunto passa a ter cada vez mais relevância.
Gratidão colegas, Carol e Silvia pela arte do encontro!
A gente merece a vida inteira!
Jacqueline Moreno
Sugestões do CCA
Esse vídeo do Silvio Almeida explicando Racismo Estrutural (a Silvia mesmo queria ter passado ontem e não deu tempo). Importantíssimo para entendermos que o racismo não é sobre o nosso comportamento individual mas sim uma estrutura social que organiza a sociedade brasileira:
Seja o primeiro a comentar