“É mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar em nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e visado toda a minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora de agir.”
Essas são palavras de Lewis Hamilton, tricampeão mundial de Fórmula 1, em resposta a entrevista polêmica de cunho racista dada pelo ex-piloto Nelson Piquet em novembro passado, que repercutiu internacionalmente no final do mês de junho.
A Fórmula 1 e a Mercedes se posicionaram e publicaram também comunicados condenando falas racistas e discriminatórias contra Lewis Hamilton, após o resgate do vídeo de Piquet. As organizações ressaltaram o esforço de Hamilton para combater o racismo e aumentar a diversidade no esporte.
Piquet chamou Hamilton de “neguinho’” e depois culpou a tradução por ter distorcido o que ele havia dito.
A Abrates – Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes ressalta que termo ‘neguinho’ usado por Piquet foi traduzido corretamente.
Segundo a Abrates, “o termo proferido pelo piloto em português, por si só, já não é mais considerado adequado, haja vista tantos anos de luta contra o racismo estrutural, e qual termo fora devidamente traduzido para seu equivalente em inglês, mantendo a mesma carga pejorativa e inadmissível na sociedade atual”.
A Abrates enfatiza ainda que é nossa obrigação como tradutores e tradutoras intérpretes, transmitir a mesma mensagem, com o mesmo teor, ainda que equivocado.
A Vegah Comunicação Internacional Dedica a “Segunda-Feira Pelas Vidas Negras” a Lews Hamilton e à Abrates, pelos excelentes e transparentes posicionamentos.
Como tradutora, intérprete e cidadã, me sinto completamente representada por vocês.
Temos que nos unir cada vez mais para combater qualquer tipo de discriminação, barbárie, preconceito e má-fé de pessoas que se acovardam diante das suas próprias estultícias, buscando culpados pelas suas ações impensadas e falas equivocadas.
Lewis Hamilton você é sensacional!
Abrates, me aplauso de pé!
Vamos espalhar benefícios juntes!
Jacqueline Moreno
@vegahecossistemica
#diversidade #antirracismo #inclusão #cidadania #civilidade #vidasnegrasportam
Be the first to comment