Interpretação Simultânea – Mulheres Ajudam Mulheres

Durante dois dias, tivemos a oportunidade de conhecer mulheres inspiradoras e traduzir as suas vozes. Foi um grande presente!

Nós intérpretes, costumamos dizer que recebemos honorários para estudar e aprender. Eu vou mais além ao dizer que somos remuneradas para nos tornar criaturas melhores, porque a gente nunca sai igual. Por isso a importância de aceitar traduzir pessoas e projetos afinados com a nossa ética e missão profissional. Afinal, somos componentes da orquestra de linguagens da vida e o nosso suor é sagrado.

Essa semana, por exemplo, aprendi muito com as mulheres do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. As palmeiras do babaçu são as vidas delas e elas se enxergam nas suas raízes, nos seus troncos, nas suas palmas e nos seus frutos. Das palmeiras, elas produzem de forma sustentável, o óleo, o azeite, a farinha, o óleo, o artesanato, o sabão e o sabonete. E muito mais! Elas mantêm a floresta de pé e se desenvolvem por meio do conhecimento, da cooperação e da experiência que o trabalho do movimento oferece ao adquirirem visão ampliada de mundo, para além das comunidades de que fazem parte. A luta pelo direito à terra e ao babaçu, é também pela qualidade de vida da mulher no campo.

São as guardiãs da floresta de babaçu, da valorização das tradições, da luta por direitos de acesso à terra e ao território e da prática da agroecologia. O movimento busca a mobilização e a participação das quebradeiras de coco babaçu, ampliando conquistas a mais de 400 mil mulheres, incluindo jovens e outros membros de comunidades agroextrativistas.
Parabéns, quebradeiras! Vocês são exemplos para o mundo. Precisamos proteger vocês!
Conheça mais sobre o movimento e os produtos da cooperativa CIMQCB, disponíveis para venda! www.miqcb.org/produtos-cimqcb
Vamos espalhar benefícios juntes!

Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*