Evento virtual organizado pelo SOS Vale Encantado, IMATERRA e GAMBÁ apresenta ao público vitrines baianas da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica 

Na véspera do dia da Mata Atlântica, Gambá, Imaterra e SOS Vale Encantado vão propor um giro por alguns postos avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) – programa da Unesco para conservação e gestão compartilhada de áreas importantes para o mundo do ponto de vista ecológico. No dia 26, à partir das 10h, o evento virtual que será transmitido pelo facebook e youtube vai contar um pouco das atividades desenvolvidas no Instituto Baleia Jubarte, em Praia do Forte, no Centro Ecoa, da Ucsal e no Vale Encantado, que desde dezembro do ano passado foi reconhecido como o mais novo Posto Avançado da RBMA em Salvador. 

O Dia da Mata Atlântica é comemorado todo dia 27 de maio desde 1999. A data foi escolhida em memória à Carta de São Vicente, assinada por Anchieta em nesta data em 1560.O documento descreveu pela primeira vez a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas. Por isso, todo ano diversas instituições em parceria com a RBMA promovem a Semana da Mata Atlântica com entidades de todos os estados do bioma no Brasil. Esse ano o evento em Salvador integrará a programação oficial da Semana.

De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, a floresta é lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, no Brasil, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

A Bahia tem figurado na lista dos estados que mais desmatam o bioma nos últimos anos segundo o Atlas da Mata Atlântica. E Salvador conta atualmente com menos de 5% da vegetação original em seu território, segundo Margareth Maia, professora e pesquisadora do IBIO/UFBA, que vai tratar no evento dos desafios e oportunidades de conservação do bioma no estado e em sua capital. 

Esse cenário torna mais necessária ainda a conservação de fragmentos de floresta como a do Vale Encantado, vizinho ao Parque de Pituaçu e apontado para se tornar uma Unidade de Conservação pelo PDDU, com estudos posteriores indicando a categoria de Refúgio de Vida Silvestre. Tatiana Bichara, do SOS Vale Encantado e da ong IMATERRA, vai apresentar a história e os atributos ecológicos do local que vem reunindo uma grande mobilização social pressionando pela efetivação da UC pela prefeitura. A Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes, também estará no evento e deve falar sobre as perspectivas de proteção à área.

Reservas da Biosfera e Postos Avançados

Reserva da Biosfera é um título conferido à Mata Atlântica pela Unesco que reconhece a importância do bioma para o mundo e busca aumentar a participação na gestão e conservação do patrimônio natural e cultural, promoção de pesquisa e do desenvolvimento sustentável. Existem 7 áreas reconhecidas como Reservas da Biosfera no Brasil e a da Mata Atlântica é a maior e mais complexa, pois abrange praticamente toda a área do bioma, cruzando 17 estados.

Os postos avançados são locais onde esses atributos são evidentes, por isso são conhecidos como as vitrines das Reservas da Biosfera, centros de divulgação das idéias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva. O título é concedido por 4 anos a locais onde ao menos dois dos 3 seguintes atributos sejam praticados exemplarmente: conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico. 

Saiba mais: 

https://rbma.org.br/

Evento: Conhecendo a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica através de seus postos avançados 

Quando: 26/05, das 10 às 12h

Onde: 

  • Facebook do SOS Vale Encantado:

http://www.facebook.com/sosvaleencantado

Facebook do Gambá

http://www.facebook.com/onggamba

https://www.youtube.com/channel/UC0W4lsWb4OKbmEXkOrubc5w

Programação:

  • Conhecendo a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e suas interfaces

Mary Sorage Praxedes da Silva, presidente do Conselho Nacional da RBMA.

  • A Mata Atlântica na Bahia e em Salvador: situação atual, desafios e oportunidades 

Margareth Maia, professora do IBIO/UFBA e diretora do IMATERRA.

  • O Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Bahia

Adriana Lúcia de Castro, Coordenadora do Comitê baiano, e Renato Cunha, coordenador executivo do GAMBÁ e Vice Coordenador do Comitê baiano.

  • O Refúgio de Vida Silvestre do Vale Encantado como Posto Avançado da RBMA

Marcelle Moraes, Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, João Resch, Diretor da SAVAM, e Tatiana Bichara, diretora do IMATERRA e Membro do coletivo SOS Vale Encantado. 

  • O Instituto Baleia Jubarte como Posto Avançado da RBMA

Luena Fernandes, coordenadora do Instituto Baleia Jubarte.

  • O  Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA) como Posto Avançado da RBMA no Parque de Pìtuaçu

Moacir Tinoco, professor da UCSAL e membro do Conselho Nacional da RBMA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*