25 de julho, é o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela

De Segunda a Segunda, A Vegah faz uma chamada para reflexão para as urgentes ações antirracistas que precisam ser colocadas em prática. E no caso das redes sociais, quanto mais produção de conteúdo sobre o tema, há mais chances dos algoritmos darem mais relevância numérica.

E hoje, 25 de julho, é o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola de Quariterê, em Mato Grosso, reconhecida por sua luta contra o racismo e contra a estrutura patriarcal do século 18, antes da abolição da escravatura
O Quilombo do Quariterê abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas.
Tereza navegava pelos rios do pantanal e era conhecida como a Rainha Tereza. O Quilombo resistiu até 1770, quando foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Sousa Coutinho.

Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data comemorativa foi instituída pela Lei n° 12.987/2014.
Além da data comemorativa, a rainha Tereza foi homenageada nos versos da escola de samba Unidos do Viradouro, com o enredo da agremiação de 1994, cujo título é ‘Tereza de Benguela – Uma Rainha Negra no Pantanal’

Vamos ser antirracistas!
Vamos espalhar benefícios juntes!
Jacqueline Moreno

Fonte: www.ufrb.edu.br/bibliotecacecult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*