Pare o Ecocídio e Comece o Bem Viver – Sejamos tod&s ecocêntricos!

Sábado é dia de alimentar a esperança. E fazer a Tradução Simultânea Remota (RSI) do encontro internacional promovido pela IDEA Webinars, foi um “banquete” de inteligência coletiva com direito a performances artísticas da Amazônia e cantigas em Maori, da Nova Zelândia.

Foi incrível trabalhar com @s intérpretes José Borba (espanhol <> português), Lívia Negrão ( francês<> português) e Adriana Kaufmann também no (inglês<>português). Fomos pontes de comunicação, diversidade e inclusão e @zoom foi a plataforma de escolha!
Costumo dizer que é a melhor escolha digital democrática para conectar o mundo sem fronteiras. Fizemos também tradução consecutiva nos breakout rooms e gente de vários países se aproximou do multiculturalismo.

O trecho da poesia recitada por Dan Barron, coordenador do evento, traduz muito bem a necessidade urgente de criarmos todas as possibilidades para desenvolver seres humanos em contato com a natureza em pé de igualdade e não mais de superioridade. Todas as vidas do planeta são a imagem e semelhança do universo, criador de todas as leis e exceções da nossa breve trajetória na Terra.

… “no silêncio de cada favor
aprendemos a coragem de ousar
e no salto de cada criança
nasce um rio voador de resiliência”

Segundo José E.Diniz Alves, doutor em demografia e colunista do EcoDebates, a humanidade ocupa cada vez mais espaço no Planeta e tem prejudicado de forma danosa todas as demais formas de vida ecossistêmicas. “O ser humano está reincidindo cotidianamente nos crimes do especismo e do ecocídio. Se a dinâmica demográfica e econômica continuar sufocando a dinâmica biológica e ecológica, a civilização caminhará para o abismo e o suicídio. Porém, antes de o Antropoceno provocar uma extinção em massa da vida na Terra é preciso uma ação radical no sentido conter a ganância egoística, garantir a saúde do meio ambiente e a livre evolução da biodiversidade”.

Sejamos todos ecocêntricos!

Gratidão é a palavra que resume o trabalho de hoje. Valeu @sandro.ruggeri.dulcet pela conexão!

Vamos espalhar benefícios junt&s

Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*