Interpretação Simultânea Remota – Dia da Amazônia

Desde 2007, 5 de setembro é o Dia da Amazônia.

E o que temos que celebrar?
“A mentira e a manipulação colocam a vida das pessoas íntegras em risco”. Esta frase de Ailton Krenak resume muito o risco que a humanidade está correndo de deixar de ser Homo Sapiens para se tornar Humo Desumanos. O motivo? A liberdade de expressão irresponsável e manipuladora. E quanto mais distante da nossa natureza com consciência evolutiva,mais ameaçados estaremos.

No Dia da Amazônia , precisamos refletir sobre a nossa Natureza Humana.

Como podemos conceber a destruição da floresta a céu aberto? Como podemos acreditar que isso significa crescimento econômico? E se muitas pessoas íntegras forem convencidas de que este é o caminho a seguir?

A verdade é que a biodiversidade é o que enriquece o Planeta Terra. A verdade é que a diversidade é o que garante a preservação da nossa espécie. A verdade é que os povos originários, tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, LBGTQIA+ , povos indígenas e minorias étnicas protegidos, são a garantia da saúde do nosso Estado Democrático de Direito. A verdade é que precisamos fazer parte da solução para diminuir as desigualdades e assumir o nosso papel antirracista na nossa sociedade.

As florestas, mares, rios, oceanos, todos os biomas e seres vivos são portanto, seres de direito, assim como eu e você.

Durante o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), eu e dezenas de intérpretes fizemos parte da equipe de interpretação simultânea coordenada pela @humanacomtrad Humana Tradução e Comunicação e ficou evidentes que os movimentos sociais e ambientais são essenciais para a nossa evolução. E como diz a líder Maori neozelandesa que tive a sorte de traduzir, “ Já é tempo de ver o mundo natural ser visto como uma Entidade com status e necessidade de ser cuidado e respeitado”.

E como diz Ailton Krenak que também tive a sorte de traduzir durante o FOSPA: “A Terra é a humanidade. O cosmos é natureza. Tudo em que eu consigo pensar é natureza”.

Somos todes Amazônidas! Vamos espalhar benefícios juntes!
Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*