Tradução Simultânea: Água é Tudo de bom e ASA também

ASA não serve apenas para voar, mas principalmente para dar água a quem tem sede,  através da educação e desenvolvimento de comunidades. ASA significa Articulação do Semiárido, uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, etc.

Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA).A rede se expandiu e hoje já se alia com outros países da América e Látina e Caribe.

 

Asa - Articulação Semiárido Brasileiro
Asa – Articulação Semiárido Brasileiro

 

Hoje ,  eu e Mariela Sztrum realizamos a  tradução simultânea remota  e tivemos a sorte de de ecoar as vozes internacionais que muito têm ajudado  a proporcionar mais resiliência e esperança às famílias que habitam  as regiões semiáridas que são as grandes semeadoras de alimentos saudáveis com o investimento em agroecologia no ecofeminismo.

As Cinco Águas

Por meio de tecnologias sociais, a Rede ASA com o apoio do FIDA ( Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), ONU  tem ensinado a construir coletivamente o conhecimento pautado na união das cinco águas:  água das nascentes,  água da  chuva coletada em cisternas; água da represa, água de reuso e água de emergência ( caminhão pipa é a última opção). Ou seja, água para consumo humano, água de produção de alimemto e criação animal da comunidade, agua de emergencia, agua no meio ambiente e a que fica armazenada no solo

E se você quiser ajudar o movimento solidário que visa beneficiar muitas famílias com a compra de cisternas, entre no site https://www.tenhosede.org.br/ e  “ajude-nos a levar milhões de cisternas para o Semiárido!”.

Nena – Cumaru/PE

 

Há mais de 20 anos, a ASA Brasil atua no semiárido construindo cisternas capazes de captar e armazenar a água das chuvas. Para milhares de famílias, essas cisternas são sua única fonte de água.

Além da água para beber e para o uso diário, as cisternas armazenam também a possibilidade de geração de renda através da agricultura e pecuária familiar, garantindo o sustento dessas famílias e viabilizando a economia regional.

Até hoje, mais de 1 milhão de cisternas já foram construídas por todo o Nordeste e norte de Minas Gerais. No entanto, é preciso muito mais. E é por isso que buscamos a sua ajuda.

Com a sua doação, levaremos ainda mais cisternas para o povo do semiárido, ajudando-os a transformar, a partir da água, as realidades de suas famílias e comunidades.

Ajude-nos a levar mais 1 milhão de cisternas para o semiárido.

Seja um doador.

A gente merece a vida inteira!

Jacqueline Moreno

Links relacionados:

www.tenhosede.org.br

www.asabrasil.org.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*