5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Aprendi com a minha avó Nayr Leal Moreno, uma das lições mais preciosas: entender os sinais da vida. Artista plástica sem nenhuma pretensão de vender suas obras-de-arte, Dedé, assim a chamávamos carinhosamente, era aquela criatura que nos ensinava a ver beleza e gosto bom em tudo. O pão quentinho com manteiga dela era o melhor do mundo!

No seu ateliê, eu e meus irmãos passávamos as tardes pintando, desenhando e misturando as tintas de forma a entender seus milagres de metamorfose de cores quando viravam verde, laranja, violeta, ciano, magenta e amarelo. guardo comigo a sua paleta como relíquia. E para onde vou, levo nas minhas mudanças, o quadro de rosas vermelhas que Dedé me presenteou.

Com Dedé, aprendemos que as rosas vermelhas falam o que precisamos ouvir. E sempre são respostas em forma de sinais vitais. Lembro de dois fatos emblemáticos: quando meu irmão ainda pequeno estava se submetendo a uma cirurgia altamente arriscada e ela olhou para o vasto universo e pediu um sinal de que o procedimento seria bem-sucedido. Dito e Feito. Recebeu de uma amiga distante, uma braçada de rosas vermelhas, surpreendentemente algumas horas depois, bem no momento que a cirurgia havia acabado.

Eu estava do seu lado quando isto aconteceu e choramos de alegria juntas. E o outro mais recente, quando estava em um café, depois de um dia exaustivo e estressante, ao falar “preciso respeitar os meus limites. Chega!”. De repente, um vendedor de flores apareceu e me deu uma rosa vermelha e sem falar nada, seguiu seu caminho.

Todo dia 5 de junho ela faz primavera na dimensão que se encontra. Não foi por acaso que nasceu no Dia Mundial do Meio Ambiente. A sua delicadeza, bondade, generosidade e leveza são atributos de grande nobreza que traduzem a sua Humanidade no estado da arte. O amor ao planeta e ao sagrado em movimento, aprendemos com ela, lá no ateliê e claro, com a sua maior expressão de amor e obra-de-arte: mamãe!

Parabéns a você que ama e preserva a sua Natureza e a NATUREZA MAIOR, nossa casa comum que nos dá de graça, o nosso Bem Viver. Fique atenta(o) aos sinais da vida!

Vamos Espalhar benefícios juntes!
Jacqueline Moreno

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*